Realizou-se no passado dia 15 de maio o XIV Interescolas Diocesano em Ílhavo. Durante todo o dia mais de 3000 alunos marcaram presença no evento assim como o Sr. Bispo D. António Moiteiro. Estes encontros já se realizam desde o ano 2001/2002 em diferentes concelhos da Diocese de Aveiro. Estes encontros diocesanos envolvem os alunos de Educação Moral e Religiosa, Professores e Auxiliares de Ação Educativa de muitas Escolas. Este ano o encontro foi subordinado ao tema “EMRC: Em marcha no rumo certo” tendo sido marcado pelo símbolo da Rosa dos Ventos. A todos os participantes o nosso muito obrigada!
Durante a Assembleia Municipal, que se realizou ontem, 07 de maio de 2015, o Presidente da Junta de Freguesia de São Salvador, João Campolargo, teve a oportunidade de se pronunciar relativamente ao Contrato Interadministrativo celebrado entre esta Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Ílhavo: “O Contrato Interadministrativo de 2015 foi votado por unanimidade, tanto por parte do Executivo como dos membros da Assembleia de Freguesia. Tive a oportunidade de observar, a todos os elementos, que estava satisfeito por algumas das coisas que tencionamos fazer terem o apoio direto da CMI. Conseguimos chegar a um apoio superior ao do ano de 2014, ter mais trabalho é certo e ótimo. Hoje, temos dinheiro suplementar para despesas correntes e despesas de capital, que é sempre curto, mas é um bom apoio. Sentimos que temos muito trabalho e mais virá, que será entregue a uma Junta consolidada com princípios de gestão rigorosos, boas equipas de trabalho e muita motivação, tudo servido por um excelente ambiente de trabalho e grande dedicação. Os Contratos Interadministrativos ajudam-nos a contribuir para um Ílhavo mais bonito e limpo, com todas as obras de melhoria e conservação que temos feito, no contributo que temos dado às nossas escolas, às nossas associações desportivas, culturais e outras, sempre em estreita parceria, assentes em reuniões de trabalho, para que a freguesia seja um exemplo de boas práticas e onde, como também se diz, possa ser um grande, um enorme sítio para se viver. Quase todas as semanas existem atividades e isso é ótimo para quem cá está e acolheu a Freguesia como parte da sua vida atual e futura. É justo afirmar, que a cooperação da CMI é importante e deve melhorar no futuro, ao nível financeiro e também no trabalho, pois sentimos que estes 18 meses vieram dar à CMI um parceiro nas respostas de proximidade aos fregueses. A nossa freguesia merece muito mais, estamos capazes e conscientes, que ainda temos muito mais para fazer. Tudo o que fizemos ajudou a melhorar infraestruturas, dinamizar atividades, criar turismo, atividades culturais, apoiar o desporto e sempre que fomos chamados estivemos lá. Admitimos que as nossas gentes, de norte a sul, de nascente a poente desta linda freguesia, são a cada dia que passa mais merecedoras da nossa consideração e entrega. Por último, não posso deixar de referir que a necessidade de equipamento na CMI, para melhor servir as juntas, é a cada dia que passa, mais necessária e premente. Mais e melhor deve ser sempre o nosso lema, como é habitual na nossa Junta pensar-se, nós queremos vivas e ativas "as coisas boas que são tão nossas".”
No dia 07 de maio, pelas 21h30 na sede do Grupo de Jovens A Tulha, realiza-se a Presidência Aberta do Executivo da Junta de Freguesia de São Salvador. É uma oportunidade para a comunidade acompanhar de perto as tomadas de decisões e participar através da exposição de problemas ou sugestões para melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa freguesia. Participe!
Realizou-se no passado dia 29 de abril a 1ª Assembleia de Freguesia do ano 2015 da Junta de Freguesia de São Salvador. No início da Assembleia, a Presidente da mesma, Domingas Loureiro, agradeceu ao Executivo ter comemorado uma data tão importante como o 25 de abril, tendo para isso iniciado a Assembleia com o seguinte discurso: “Congratulo a nossa Junta de Freguesia pelo facto de ter sido a única autarquia/instituição do município, que eu tenha conhecimento, que festejou, durante todo o dia o 41º aniversário da Revolução de abril. Desde a exposição no Mercado de Ílhavo até ao espetáculo de música e poesia na Junta de Freguesia, em parceria com a Associação Chio Pó-Pó, o 25 de abril foi lembrado como é da responsabilidade de qualquer cidadão, de não deixar cair em esquecimento esta data. 25 de abril Por falar de abril, este momento tão rico da nossa história, deverá ser uma constante de exercício dos nossos direitos como cidadãos e autarcas. Como autarcas, e cidadãos que somos, cabe-nos envolver empenhadamente na concretização de quaisquer ações, por mais simples que sejam, que enalteçam este dia e não façam esquecer todos aqueles que lutaram pelos valores sociais e políticos que foram e são uma referência de abril: liberdade e democracia. Nos dias que correm nunca fez tanto sentido festejar abril como hoje. Pois parece-me que neste ano abril ficou esquecido na responsabilidade coletiva, pois não vi de outra instituição, dentro do nosso concelho, manifestos de abril, o que para mim foi bastante desolador. Cabe-me assim relembrar o escritor famoso que uma vez escreveu “tudo o que aumenta a liberdade aumenta a responsabilidade” – Victor Hugo. 25 DE ABRIL, SEMPRE !!!”
Realizou-se no passado dia 02 de maio mais uma edição do CRIAI. Este desenrolou-se sob a temática Saúde e Coração, sendo que o Mercado contou com a visita de mais de 2 milhares de pessoas. Ao longo de toda a manhã foram realizados cerca de 500 rastreios e aproximadamente 50 dádivas de sangue. A todos os que contribuíram para que esta edição fosse um sucesso o nosso muito obrigada!